
O mecânico CARLITO AMÃNCIO DE OLIVEIRA, natural de Apodi-RN, nascido a 28 de agosto de 1950, filho de FRANCISCO AMÂNCIO LEITE (20/06/1910 – 27/12/1995 e de ABGAIL GOMES VIANA (10/10/1907 – 17/04/1995), mecânico desde 13 anos, sendo o primeiro apodiense nesse ofício, quando aos 13 anos de idade, mas precisamente ano mês de julho de 1963 passou a exercer sua profissão na primeira oficina mecânica de Apodi, de propriedade do senhor FRANCISCO PAULO, que contratou o mecânico CABELERA, mossoroense. Carlito permaneceu nessa profissão até o ano de 2008. Ele é igualzinho como uma central de informações de Apodi. Os vizinhos foram os primeiros a conhecer a sua facilidade em decorar nomes de ruas e contar causo do passado apodiense. Ele sabe o nome das mais de 150 ruas emplacadas de Apodi e ajuda até os carteiros a encontrar alguns endereços.
Tem carro de mudança que vem bater aqui, perdido. Aí, eu digo onde é. Tem uns que ainda teimam comigo. E ainda digo – se eu tiver errado, pode levar meu fusca velho, que é único bem que eu tenho, diz, soltando uma risada para depois contar uma das suas histórias mais curiosas.
Os mais velhos contam que, no mês de junho de 1956, havia um time de futebol no sítio Barra, próximo a Apodi. Segundo Carlito, que já teve sua história publicada em livro, o time, conhecido como ABC da Barra, era formado por jogadores com a inicial A na zaga, B no meio campo e C no ataque. “Sei a escalação todinha. Era ANACLETO, AMARAL e AMORIM; BOBOSO, BADEJO, BRANDÃO, BABARU, CARITA, CAÇUAR e CACIMBÃO.
Carlito no mês de janeiro de 2005 prestou algumas dessas informações para a REVISTA PREÁ, a de nº 10, ver-se página 70. E no dia 5 de abril de 2010 recebeu-me em sua residência e contou outras informações referentes a cidade de Apodi, dissecando que o primeiro dono de oficina mecânica, sorveteria, grupo musical, posto de gasolina e jeep foi a pessoa de CHICO PAULO.Conheço Carlito desde 1982, quando cheguei a Apodi, como gostava de Caberé e parece-me, diga-se de passagem, ele era igual a